Um dos instrumentos mais representativos e característicos da música, e o instrumento de música mais utilizado na hora de interpretar a música de los Andes, su inconfundible sonido recuerda a los sonidos más agudos de una guitarra clásica, y De fato o charango não é mais que isso: uma guitarra modificada para produzir rasgueos de cuerda em octavas muy altas.

Origen e historia

Como você é indicado, o charango é uma modificação da guitarra clássica que levou os europeus ao continente sudamericano, estima-se que esta modificação se levou a cabo entre os siglos XVI ó XVII aproximadamente, aunque não é até o século XIX quando são são noticias De su uso. Precisamente foram encontradas imagens esculpidas de charangos nas portas de algumas iglesias construidas no século XVIII, especialmente em Potosí e outras regiões que abarcaba o Virreinato do Perú, como Cuzco o Puno.

Até a primeira metade do século XX, o charango só se tocaba nas regiões rurales, e era muitas vezes era despreciado por os citadinos, consideradolo un mero instrumento de indios. A partir de 1944, o boliviano M. Núñez começou não só a divulgação da por simulação da música, como também a renovar a música do caranguejo, criando um estilo próprio que tem dejado sus cabelos na música e até o dia de hoje. M. Núñez também se dedicou à construção e ao seu conhecimento.
A partir dos anos 60, músicos de Argentina (J. Milchberg), Perú (hnos. Arguedas) e de Bolívia (E. Cavour, W. Centellas, E. Navía …) levou a música do charango por toda a Europa, EEUU e Japão.
O 6 de abril de 1973, sob a iniciativa de William E. Centellas e contando com a colaboração de Abdón Cameo e E. Cavour, foi constituído em La Paz a Sociedade Boliviana do Charango, desde 1997 organizado cada dos anos no Congresso Nacional del Charango.